Módulo I:  O Computador no Mundo de Hoje

Carga Horária: 10 Horas

Objetivo:

Programa do Módulo:

Perfil do Aluno a ser Formado:

Em termos de Conhecimentos:

Em termos de Habilidades:

Em termos de Atitudes:

Plano de aulas

Aula

O Que

Como

Com O Que

1

  • Apresentações
  • Levantamento do perfil da turma
  • As tecnologias e o mecanismos de construção do Conhecimento: mundo dos dados, informação, conhecimento e saber
  • Expor objetivos, conteúdo, material do Curso
  • Discutir questões básicas e a filosofia do Curso
  • Mostrar os mecanismos de avaliação do Curso
  • Usar Questionário de Levantamento do Perfil da Turma para apresentar conteúdo do Curso.
  • Sala de Aula
  • Manual do Aluno
  • Questionário de Levantamento do Perfil da Turma
  • 2

  • Exploração de Sistemas Operacionais Gráficos
  • Uso editores de imagens
  • Atividades de acordo com o Guia de Auto-Estudo A.
  • Laboratório de Informática
  • GAE A: Exploração de um Sistema Operacional Gráfico.
  • Softwares instalados: editor de imagens (Paint), editor de texto (Word).
  • 3

  • Utilização de editores de texto
  • Atividades de acordo com o Guia de Auto-Estudo K.
  • Laboratório de Informática
  • GAE K: Editor de Texto
  • Softwares instalados: editor de imagens (Paint), editor de textos (Word).
  • 4

  • Mapas conceituais
  • Mundo da Informação. O computador como ferramenta de comunicação: mídia oral, escrita, visual e digital.
  • O computador como ferramenta de resolução de problemas.
  • Mostrar um exemplo de mapa conceitual
  • Criar um mapa conceitual a partir de um texto exemplo.
  • Justificar o uso de ferramenta digital para construção de mapas conceituais
  • Exercício:  Elaborar mapa conceitual usando o texto existente no GAE B.
  • Sala de Aula
  •  

    5

  • Uso de mapas conceituais
  • Rever aula 4
  • Reforçar o objetivo a ser alcançado com o GU
  • Confirmar o que será entregue no final da aula
  • Assessorar os alunos na suas dúvidas
  • Instruir na atualização do Portfolio do Aluno
  • Reafimar Exercício I2-2
  • Laboratório de Informática
  • GAE B: Uso de editor de mapas conceituais
  • Softwares instalados: editor de mapas conceituais (CMAP), editor de texto (Word ou WordPad)